Entenda a importância do envio do XML para os seus clientes
O NFe na Rede foi desenvolvido com o objetivo de atender nossos clientes sobre a obrigatoriedade do envio da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para os destinatários das mesmas, como é descrito no AJUSTE SINIEF 07/05 (http://www1.fazenda.gov.br/confaz/confaz/ajustes/2005/AJ_007_05.htm)
§ 7º Deverá, obrigatoriamente, ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso:
I - ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;
II - ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do início da prestação correspondente
Dessa forma, a lei diz que as empresas que emitirem uma NF-e deverão disponibilizar uma cópia para o destinatário. O objetivo do NFe na Rede é responder por esse processo para que sua empresa mantenha-se atualizada com a legislação brasileira.
Tão importante quanto disponibilizar os arquivos para o destinatário da NF-e, é o arquivamento digital desses documentos pelo prazo legal (5 anos), também descrito no AJUSTE SINIEF 07/05 (http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/ajustes/2005/AJ_007_05.htm)
Cláusula décima O emitente e o destinatário deverão manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.
Como funciona o NFe na Rede?
- O emitente recebe a autorização da Receita Federal para a emissão da NF-e. Neste momento o emitente pode gerar o arquivo XML.
- Com o arquivo XML gerado, o usuário irá colocar uma cópia do arquivo na pasta do NF-e na Rede (previamente criada com o suporte).
- Essa pasta previamente configurada irá enviar automaticamente o arquivo XML para o nosso servidor, todos os dias.
- O servidor efetuará o envio do e-mail automaticamente para o destinatário, com o arquivo XML e a Danfe.